Ano após ano, aparecem mais e mais oportunidades de marketing online, e isso ocorre porque as pessoas estão criando e adotando novas tecnologias e explorando novos canais digitais.
A quantidade de opções disponíveis para você utilizar no seu negócio é quase imensurável. Neste blog, vamos explorar os principais componentes do marketing digital, mas esses conceitos podem ser escalados para outras áreas.
É importante ter em mente que sua estratégia não precisa incluir todos os canais de marketing disponíveis.
Você pode acabar usando um punhado dos que discutimos, ou você pode encontrar sucesso em alavancar outras avenidas que não fazem parte desses componentes principais. Com uma grande variedade de escolhas, é importante avaliar quais canais têm mais sentido para o seu negócio.
Se você estiver operando com recursos limitados, talvez seja necessário priorizar quais os canais digitais que você deseja começar. E na mesma linha, se você estiver explorando um novo canal, é uma boa idéia acompanhar como isso afetará o seu dia a dia.
Para fazer isso, devemos avaliar cada canal com base no esforço necessário para construí-lo e no valor que ele agrega. A partir daí, podemos colocá-los em uma matriz. Então, para mostrar o que quero dizer, vamos ver quatro áreas da nossa estratégia de marketing online. SEO, Search marketing, Social media e Vídeo.
Assim, a primeira coisa que precisamos fazer é descobrir o canal que estamos usando para essas áreas.
Então, para SEO, vamos nos concentrar no Google. Para o marketing de pesquisa, usaremos o Google AdWords e, com as mídias sociais, vou começar com o Facebook. E então, para o vídeo, usaremos o YouTube.
Em seguida, precisamos quantificar o esforço e o valor desses canais digitais em uma escala de um a seis, sendo seis a maior, e um a menor.
Então, a partir dessa classificação poderemos definir quais desses canais provavelmente terão o maior retorno sobre o investimento. Lembrando que esses resultados são específicos para o seu negócio, então eu vou apenas atribuir alguns números aqui como um exemplo.
Agora que temos nossos resultados, vejamos como podemos gastar nosso tempo. E para fazer isso, criaremos uma grade seis por seis com um eixo para esforço e um para valor. Uma vez que estamos usando uma escala de um a seis, marcaremos cada linha e coluna com um número correspondente. Agora, se os dividiremos em quatro seções separadas, o que temos é uma visualização de esforço versus valor.
O canto superior esquerdo é o baixo esforço de baixo valor, e a parte inferior direita é o alto esforço de alto valor.
Tomando nossas pontuações da tabela anterior, podemos traçar exatamente onde esses canais de comercialização aterram.
Então, desde que marquei o Google com cinco por valor e quatro por esforço, colocarei isso na seção correta. Vou repetir este processo para o AdWords, YouTube e Facebook. Com a matriz completa, é mais fácil decidir como utilizaremos o nosso tempo.
Comece com as coisas na seção de alto esforço e de alto valor e trate seu caminho de volta em torno da matriz.
Tenha em mente que apenas porque algo é alto esforço e baixo valor não significa que não vale a pena explorar.
Outra dica é priorizar as atividades no decorrer da semana e executar a sprincipais tarefas quando seu corpo e mente estiverem mais dispostos como descrito no artigo 10 dicas de motivação para encarar a semana.
Estamos simplesmente marcando isso em relação um ao outro. O baixo valor ainda assim pode significar um retorno de investimento significativo, apenas não é tão significativo como algo na seção de alto valor.